As cartas que mudaram minha relação com meus netos e fizeram eu deixar os presentes de Natal

Depois de muitos anos comprando bonecas carrinhos e roupas que somiam na bagunça do quarto eu Bruno Silva descobri uma coisa mais valiosa que qualquer brinquedo. Palavras escritas a mão.

No Natal de 2023 eu comprei para a Laura minha neta de 9 anos uma boneca que falava ingles. Custou quase 300 reais. Uma semana depois encontrei o brinquedo escondido debaixo da cama com o braço quebrado e sem bateria.

Nao me entenda mal. Ela sorriu quando abriu o presente. Me abraçou me encheu de beijo. Mas la no fundo eu sentia que faltava alguma coisa.

Em janeiro de 2024 eu li uma carta que meu avô escreveu para minha mãe em 1952. A carta estava amarelada dobrada em quatro guardada numa caixa de sapato. Ele contava do primeiro Natal depois da guerra com pão de milho e um pé de laranja na varanda. So de lembrar eu fiquei meio parado na sala segurando aquela cata na mão.

Naquele dia eu decidi que naquele ano meus netos iam ganhar cartas.

E nao cartas frias. Eu queria cartas com historias.
Coisas tipo quando eu tinha a sua idade nao tinha internet mas tinha um pé de goiaba que dava fruto o ano todo.
Ou meu pai me ensinou a plantar alface num pote de margarina. Hoje voce planta no celular. Sera que um dia voce vai provar o gosto de uma folha que voce mesmo cuidou desde a terra.

Os resultados me surpreenderam.

A Laura agora me escreve de volta toda semana. As vezes manda desenho. As vezes manda pergunta. Um dia ela escreveu. Vô como era beijar na década de 60. Fiquei rindo sozinho na cozinha lendo isso.

Meu neto mais velho que quase nao falava mais comigo desde os 16 anos me mandou uma foto dele plantando alface na varanda do apartamento em São Paulo. Ele escreveu embaixo. Lembrei de voce. Eu li essa frase umas dez vezes sem nem perceber que tava repetindo.

Nao gastei um centavo. Só papel caneta e memoria.

Se voce também se sente meio invisivel no meio de tantos presentes caros e esquecidos tenta isso.
Escreve uma carta. Nao sobre o que voce quer para eles. Mas sobre quem voce é para eles.

E por favor usa papel de verdade. Nao manda so mensagem no celular. O toque da tinta na folha o jeito da letra torta é isso que fica.

Scroll to Top